sábado, 12 de novembro de 2011

Resenha


Os intermináveis segredos do Amor.
16/10/2011

TOPBAS, Osman Nuri. Muhabah: O segredo do amor divino. Traduzido por Victor Granados Pascual. Istambul: Erkam, 2010.

Assim como Flaubert escreveu seu clássico, Educação Sentimental nós devemos creditar a Osman Nuri Topbas o título, destacado, de grande personalidade do Islam na atualidade. Em seu livro Muhabah: O segredo do amor divino, Topbas explica os principais conceitos e características do sufismo, a via do amor islâmico, em capítulos curtos e de fácil entendimento, com maestria Topbas alinha a linguagem acessível a sua grande erudição.
Além de ser um mestre de uma das maiores e mais influentes irmandades sufis do mundo, a irmandade naqshbandi, fato esse que outorga a Topbas grande propriedade para falar sobre o tema em questão, Topbas também demonstra por todo o livro a sua paixão pela poesia. A marca registrada de Muhabah, e dos escritos do shaykh Osman Nuri, é a capacidade de explicar elementos da erudição e da teologia islâmica através das passagens do sagrado Alcorão e dos renomados compiladores de hadiths (os livros que relatam os ditos e feitos do Profeta Muhammed e que são fundamentais para o credo sunita), Topbas consegue ir além e correlacionar essas fontes coma poesia dos grandes poetas islâmicos do período clássico.
Essa característica no estilo de escrita de Topbas deixa o texto infinitamente mais interessante, com profunda projeção visual dos conteúdos abordados com base na exemplificação dos mesmos através de poemas e pequenas histórias sufis. O shaykh Osman Nuri utiliza largamente as poesias de figuras impares do Islam na Idade Média e Moderna como Jalal al Din Rumi e Yunus Emre, associado a referências a pequenas histórias de Shibli, Bahaudin Naqshbandi, Haci Bektashi Veli ou Abu Hamid al-Ghazzali (um dos maiores intelectuais da história do Islam), entre outros.
A erudição de Topbas se revela na própria composição do livro, os capítulos apresentam temas bastante específicos, no entanto ao final da leitura do livro o leitor sente-se como um explorador que percorreu grande distancia por uma única estrada, graças ao texto fluídico e ao domínio do tema por parte do autor. Fica claro ao ler Muhabah, que Topbas preocupasse em mostrar o Islam como uma religião sistêmica e demonstrar a importância de cada elemento da espiritualidade islâmica, e toda a sabedoria que esconde-se por trás desses elementos.
Muitas passagens do livro são convidativas a uma profunda meditação e subseqüente reavaliação do estilo de vida optado por nós na modernidade. Os capítulos têm a capacidade de nos tocar, devido à sensibilidade do autor e nos questionar a cerca de nossas atitudes como no trecho abaixo:

A misericórdia é um fogo que nunca se extingue no coração de um muçulmano. Nesse mundo, ela é a essência distintiva do ser humano, que nos conduz através do coração à união com o nosso Senhor. Um muçulmano compassivo é generoso, humilde e serve aos outros. Ao mesmo tempo, ele é um médico de corações que injeta vida na alma das pessoas. p. 151.

            Graças a essa aproximação com a poesia, Topbas recebe a liberdade textual para explanar de forma leve e cativante sobre as grandes responsabilidades que a fé nos impõe. É perceptível na leitura, mesmo que superficial da obra, que o autor buscou aliar a capacidade argumentativa advinda do intelecto e da lógica, mas sem ficar preso a ela, buscando a sensibilidade e a sabedoria que só se aprende com a vida para decodificar os estágios e desafios da vida humana.
Entretanto, o maior mérito de Topbas, ainda assim, é a clareza e riqueza do seu texto, Muhabah é um livro de tamanha poética e plasticidade que vai além de uma simples obra religiosa. O grau de amplitude do texto ecoa para dentro do leitor, fazendo com que o processo de assimilação das idéias se dê de maneira fácil e passando a sensação para o leitor de que este realmente se apropriou da sabedoria e da motivação do dos ensinamentos islâmicos.
É sem dúvida leitura obrigatória para todos os interessados no Islam, não somente no seu viés mais místico-contemplativo, mas também para todos aqueles, muçulmanos ou não, que pretendem obter um conhecimento mais aprofundado e sensível da religião islâmica. A tradução deste livro é sem dúvida uma grande vitória para a comunidade muçulmana do Brasil, e por tanto, gostaríamos de render nossas mais sinceras homenagens e gratidão ao núcleo editorial em língua portuguesa da Editora Erkam de Istambul, e ao tradutor da obra o Sr. Victor Granados Pascoal pelo benefício proporcionado a todos os praticantes, pesquisadores e amantes dessa fé que apesar de ter a sua imagem tão desgastada pela mídia ocidental, devido a fatos que nos remetem inevitavelmente a pergunta: O Islam apresentado por Osman Nuri Topbas tem a capacidade de ferir ou ameaçar algo ou alguém? Acredito que todos que leram as obras de Topbas estão convencidos que o Islam é realmente uma religião pacífica, moderada e preocupada com o bem-estar e a promoção de uma cultura de paz e fraternidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se é importante para você nosso trabalho, é importante para nós a vossa opinião!